Data: 15-04-2013

De: Beatriz Carvalho / Sandra Martins Enxertos 4ºF

Assunto: A menina do mar

A Menina do Mar é um conto de Sophia de Mello Breyner Andresen com ilustrações apelativas de Luís Noronha da Costa.
As descrições das personagens e do cenário da ação são feitas ao pormenor, com várias repetições e imensa adjectivação, o que desperta os nossos sentidos.
A linguagem utilizada pela autora é harmoniosa, combinando na perfeição, as descrições com os diálogos.
A Menina do Mar conta-nos a história de um menino que vivia numa casa branca virada para o mar, nas dunas de uma praia quase deserta. Esse menino passava os dias a brincar na praia. Num desses dias, depois de tanto brincar e mergulhar nas poças de águas da maré vaga teve uma magnífica surpresa. Começou por ouvir umas risadas e, qual não foi o seu espanto, quando viu que os donos dessas risadas eram um polvo, um caranguejo, um peixe e uma menina, muito pequenina com cabelo verde, olhos roxos e um vestido feito de algas encarnadas. Esse dia transformou as suas vidas.
Todos os dias o menino e a menina se encontravam, brincavam e conversavam. O menino partilhava tudo o que sabia sobre a terra e a menina partilhava tudo o que conhecia do mar. Essas conversas, além de descreverem a terra e o mar, também transmitiam sentimentos: a alegria, o medo, a amizade, a saudade, essa “tristeza que fica em nós quando as coisas de que gostamos se vão embora”. Aprendemos que a saudade é uma tristeza tão grande que nos pode tirar a vontade de fazer as coisas de que mais gostamos como aconteceu com a Menina do Mar que, deixou de conseguir dançar para a grande raia tão bem como o fazia.
Esta produção literária apresenta também a profunda amizade e cumplicidade que pode surgir entre dois seres de mundos tão diferentes e como se pode construir uma família, sem laços de sangue, mas unidos pelo afeto e entrega como é o caso da menina, do polvo, do caranguejo e do peixe.
Esta história foi lida em equipa, o que a tornou ainda mais especial.
A Menina do Mar, entra nesta amizade e deixa-te envolver. Recomendada pelo PNL, é uma obra apaixonante. Apercebemo-nos que quando encontramos alguém que nos faz sentir profundamente feliz e especial, a ausência e a saudade deixa-nos incompletos.
Não fiques incompleto, esta leitura é obrigatória.

Novo comentário